Curta e compartilhe se gostou!

sábado, 7 de setembro de 2013

Alergia á Esmaltes: Dicas e cuidados pra quem ainda não sabe desse perigo

Olá genteem sentiram minha falta? Eu dei uma sumida por dois motivos: Quarta choveu  horrores aqui em BH e peguei chuva, fiquei encharcada e... Resultado? Combo de resfriado com garganta ruim. YAAAY :( Acabei nem indo á aula e perdi a minha aula de desenho com Nanquim, chiunf! (mais um tema para outro post!).  E o segundo, são as minhas provas na facul. Na quinta, o invés de ficar só no ~aconchego~ da minha caminha enquanto estava doente, a dedicada aqui tava estudando! Isso mesmo senhores: Estudando mesmo doente. Alguém me dê um Oscar. HAHAHAH 



Hoje eu vou falar de um tema que EU SEI que muitas ainda não sabem! Alergia á Esmaltes. Os queridos e cobiçados pela grande maioria da população Feminina também é um grande vilão para a saúde. Conversando com a Lia, a viciada pela Hello Kitty linda e atenciosa do JustLia pelo instagram, e lendo alguns coments das meninas, percebi que muitas ainda têm dúvidas. E como eu tenho -desenvolví a alergia, antes eu não tinha, e antes de mim minha mãe também desenvolveu- resolvi explicar como aconteceu comigo.

 A louca aqui sempre foi XONADA com os vidrinhos coloridos. Na época eu seguia blogs de esmaltes, entre eles o já falecido Esmaltes da Ana e o Loucas por Esmalte que completou 4 anos de existência nesse dia 6! Cheguei a comprar tantos que tinha uma coleção de quase 300! Então um belo dia... Eu estava usando roxo lindo de uma marca genérica por aí e comecei a coçar. Meu rosto e pescoço todo ardia e eu não sabia o porquê disso. na área perto das minhas cutículas também e deu um monte de pequenas "bolhas", minhas pálpebras também ficaram vermelhas e inchadas, e a área das olheiras e cantos da boca incharam e coçavam muito. Falando com a minha mãe, mandou eu tirar o esmalte e ficar sem passar 1 mês. Claro que pra mim na época foi um sofrimento né! Imagina, viciada e com aquele tanto de cores diferentes pra usar (eu cheguei a fazer as unhas 3x por semana!) Passou-se os  mês inteiro e eu nem pensava em esmalte mais. Mentira. hahah Resolví passar um outro preto e a mesma reação veio. Por fim eu Procurei a minha dermatologista, a Dra. Cláudia que me disse pra testar várias cores, uma vez q a alergia poderia ser somente á pigmentos escuros. Testei DE TUDO QUANTO É COR e deu na mesma. Pimba! Era isso. Tive de doar todos os meus e manter só os importados :( Minha coleção foi reduzida a 15.

Portanto aí vão dicas para vocês se informarem e não sofrerem como euzinha aqui :)

'Como ela surge?

A Alergia, ou Dermatite por contato surge á partir da superexposição da pele aos compostos da fórmula do esmalte em áreas que mais tocamos, como o rosto e mãos.

'Quais são os compostos alergênicos?

O Formaldeído, Tuoleno e o DBP são os principais vilões, pois estes que são geralmente usados para dar a cor e o brilho do esmalte, além de aumentar sua durabilidade.

'Tem tipos diferentes dessa alergia ?

TEM SIM! Na verdade há 3 níveis da alergia:
O nível 1
Muita gente pode desenvolver somente alergia á diferentes tipos de pigmentosUma moçoila pode ter alergia aos esmaltes pretos, roxos e vermelhos, mas resiste bem aos rosas e clarinhos.

O nível 2
É o caso mais comum, onde a pessoa não pode usar os esmaltes que possuem os compostos citados acima, podendo usar somente os chamados "3-FREE" que não possuem os componentes, do contrário os sintomas podem aparecer á qualquer nova exposição.

O nível 3
Considerado o mais raro e severo, a pessoa não pode usar esmalte NENHUM. pois a pele já está tão lesionada que qualquer exposição pode causar dor de cabeças fortes e muita coceira e inchaço, nas áreas do rosto, pescoço e mãos e também pode haver a descamação da pele. Já ouví casos onde a pessoa começa a coçar simplesmente por sentir o cheiro do esmalte comum.

'Sintomas

Coceira no rosto, pescoço e mãos, vermelhidão nas pálpebras, leve descamação da pele (onde ela fica bem áspera parecendo que está com uma falta severa de hidratação), bolhas e ardência nas áreas da cutícula.

'Como tratar?

Como cada caso é um caso, pode variar, mas geralmente indica-se a suspensão do uso e procurar logo em seguida seu dermatologista, que em casos mais severos pode indicar exames de alergia. No meu caso- foi preciso somente a suspensão do uso de esmaltes comuns e o uso de uma pomada chamada Berlison. 

'Como prevenir?

Muito simples: Leia o rótulo antes de comprar! Sabe aquele esmalte Bapho que você amou á primeira vista!? Então cuidado!!

'E as cutículas, #comofaz?

Evite tirar mais de uma vez por semana, pois a pele precisa "cicatrizar" após uma ida á sua manicure favorita mas que é fã de tirar aquele bifinho de leve  evite compartilhar alicates. Sim! Você vai ter de levar os seus pra manicure! Porque muitos salões por aí esquecem  de desinfetar á cada uso, imagina você pegando alergia porque a linda da sua manicure usou o mesmo alicate que passou por 20 clientes diferentes?

Desinfete os seus instrumentos toda vez que for usar, com álcool antes e depois! Deixe mergulhado a água com sabão por 10 minutos e depois enxague, seque e em seguida borrife álcool 90 por cima, deixe secar sob uma toalha limpa e guarde-os separados.

'Outros cuidados 

Muita gente também não sabe, (e usa mesmo assim) são as acetonas Genéricas por aí. Gente, quem tem alergia tem que mudar TODOS os hábitos! Usar esmaltes com 3-Free, mudar de acetona e a BASE. Até as coberturas brilhantes, secantes e afins podem te dar alergia. Eu recomendo o Removedor de Esmlates da Avon que eu atualmente uso ou o da Impala.

Removedor de Esmaltes- Avon


Removedor de Esmaltes- Impala


'MAS E AGORA FIA?? :O

Agora você senta e chora!? Não!! hahhah Hoje em dia várias marcas se preocuparam com as consumidoras alérgicas e nos ouviram! Isso mesmo! Hoje em dia tem Fabricantes Nacionais se preocupando conosco! A ArgentoColoramaLudurana, Make B do Grupo O Boticário e Le Lis Blanc são as marcas que eu conheço que investiram nisso. Porém, agora que vem a parte boa! Várias marcas gringas -se não a maioria- são hipoalergênicas!! São mais caros? São. Mas vêm em maior quantidade, durabilidade superior e em cartelas de cores Fabulosas. Portanto compensa em TODOS os aspectos. As que eu conheço são: O.P.I, M.A.C, Sally Hansen, Nfu OH, China Glaze e a Revlon, que hoje em dia é facilmente encontrada em Araújos e nas Lojas Rede por aqui em BH e por todo o Brasil. O preço? Depende da marca. Mas geralmente vai de R$12 até sei lá, uns R$100 o vidrinho (chutando por alto).

Você pode encontrar algumas dessas marcas e muitas outras lá na Sephora!

Bom, por hoje é só!! Sei que ficou bem grande, mas espero que tenha ficado bem explicativo e eu tenha ajudado bastante!
Qualquer dúvida deixem nos comentários, ok?
Beijos gente!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário